sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ansiedade Infantil: Como lidar?


Especialista fala sobre o problema, que leva a criança a sofrer em casa e na escola

Você consegue identificar se o seu filho é ansioso demais? Os sintomas são muitos e cabe aos pais compreender como devem lidar com as diversas situações acarretadas por este sentimento. A ansiedade infantil está crescendo tanto, que o número de crianças acometidas pelo problema aumentou 60% na última década. Esses dados são do Centro de Atendimento e Pesquisa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (Capia), da Santa Casa do Rio de Janeiro.
Para que você entenda melhor sobre o assunto e saiba identificar se o seu filho é uma criança ansiosa demais, o neuropediatra Saul Cypel, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, responde a algumas perguntas.
1 - Uma mãe que sofre de ansiedade tem grandes chances de gerar um filho com esse problema?
Não necessariamente. A ansiedade pode ser desenvolvida por ele a partir das atitudes da mãe em relação ao filho, do ambiente em que ele está inserido.
2 - A ansiedade só traz malefícios para as crianças?
A ansiedade em níveis adequados é saudável e mobiliza o indivíduo nas suas atividades diárias. Torna-se exagerada quando a criança, desde os seus primeiros anos de vida, não foi incentivada a seguir regras, a atender aos limites do que pode ou não, a entender que nem todos os seus desejos podem ser satisfeitos, mostrando-se, deste modo, incapacitada para lidar com as frustrações.
3 - Quais os sintomas e dificuldades que a criança enfrenta com a ansiedade?
As expressões de ansiedade na criança ocorrem de modo diferente nas várias idades. Nos bebês e lactentes podemos observar choro frequente, dificuldades alimentares e no sono. Já na criança maior, de 2 a 3 anos, verificamos inquietude, solicitação frequente do adulto, irritabilidade, dificuldades alimentares e não atendimento a regras com episódios de birra. Já nas de 5 a 6 anos, verificamos curta atenção com permanência limitada e troca constante de atividades, inquietude, não respeito à privacidade do outro, insatisfação e insegurança. Nos escolares, acima de 7 anos, observam-se dificuldades na atenção, principalmente para tarefas de rotina e escolares, inquietude, rapidez exagerada e displicência em suas atividades, dificuldades na socialização, e outras situações.
4 - Como os pais devem lidar com a ansiedade dos filhos?
Os pais são figuras fundamentais para a criança, pois são eles que vão moldar o seu desenvolvimento. É importante que se informem, seja por meio de profissionais e mesmo de leituras especializadas, de como se dá este desenvolvimento, e que função desempenham neste processo. A adequação das suas atitudes, o acolhimento das necessidades, a convivência com a insegurança e o prazer, o manejo com os desejos e a frustração são situações com as quais estarão lidando diariamente e, com certeza, estarão oferecendo aos seus filhos a oportunidade deste aprendizado, que, no futuro, lhes deixará em condições de conviver e lidar com as situações de maior complexidade.
5 - Como deve ser o ambiente ideal para que a criança não corra o risco de ser acometida pela ansiedade excessiva?
O ambiente familiar seguro, no qual os pais se respeitam e lidam de modo adequado com os problemas naturais da vida, será mais acolhedor para as dificuldades da criança, mostrando e ensinando a ela como lidar com as adversidades que possam estar ocorrendo. Isso irá atenuar e permitir que ela trabalhe melhor a ansiedade.

Por Jaqueline Corrêa
Jaqueline.correa@arcauniversal.com

Um comentário:

  1. Ótimo texto e muito enriquecedor permite que se perceba como um olhar zelosos dentro da casa, pode contribuir para não acontecer a dificuldade de aprendizagem por conta deste sintoma.
    Parabéns!

    ResponderExcluir